O Plástico e os Oceanos

O Plástico e os Oceanos


Uma baleia cachalote de quase dez metros e 6,5 toneladas foi encontrada morta em uma praia na cidade de Cartagena, na Espanha, com 29 quilos de plástico no estômago. De acordo com os pesquisadores responsáveis pela autópsia, o lixo ingerido acabou matando o animal, que corre risco de extinção.

O cetáceo foi encontrado perto do Farol do Cablo de Palos no dia 27 de fevereiro. Tratava-se de um macho jovem. "Durante o exame interno, foram detectados no estômago e intestino quase 30 quilos de lixo", informou o Centro de Recuperação da Fauna Silvestre.


 
No ano passado, V-I-N-T-E E N-O-V-E. Esse foi o número de baleias cachalotes, encontradas mortas em praias da Alemanha, na região do Mar do Norte. A quantidade expressiva de animais intrigou os pesquisadores. Afinal, o que matou tantas baleias de uma vez só?

A resposta chegou poucos dias depois, com o resultado das necropsias: os 29 animais – todos jovens e do sexo masculino – tinham (MUITO!) Lixo plástico no estômago. De pequenos a grandes fragmentos, os cientistas encontraram de tudo dentro deles. Inclusive uma rede de pesca de 13 metros de comprimento e uma peça de carro de 70 centímetros.

Ainda segundo a necropsia, as baleias tiveram insuficiência cardíaca por conta da ingestão de plástico. “Depois de ingerir tanto lixo, elas não são capazes de suportar o próprio peso. Os órgãos internos entram em colapso e elas encalham em águas rasas, sendo levadas pela correnteza até as praias”, explicaram os especialistas à National Geographic.



Pesquisas apontam que o ser humano descarta cerca de oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos todos os anos. É tanto lixo tóxico acaba com a vida marinha, acredita-se que centenas de animais morrem todos os dias por conta da contaminação provocada pelo plástico e se continuarmos nesse ritmo, até 2050 haverá mais plástico do que peixes em nossos mares.Pesquisas apontam que o ser humano descarta cerca de oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos todos os anos. É tanto lixo tóxico acaba com a vida marinha, acredita-se que centenas de animais morrem todos os dias por conta da contaminação provocada pelo plástico e se continuarmos nesse ritmo, que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos nossos mares.

Por: The Greenest Post
 
 

Economia Sustentável


Newsletter