Dia da onça-pintada é comemorado hoje

Dia da onça-pintada é comemorado hoje

 
Ameaçada pela caça ilegal, conflito com humanos e perda de habitat, a onça-pintada ganhou um dia especial no calendário: criado pelo Governo Brasileiro, por meio da Portaria MMA nº 8 em 16 de outubro de 2018, o Dia Nacional da Onça Pintada será comemorado, a partir deste ano, em 29 de novembro.
Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as ameaças enfrentadas pela espécie, o decreto também visa promover esforços de conservação, garantir a sobrevivência e reforçar o papel da onça como indicadora de um ecossistema saudável.
“É importante ter todo um país pensando em onças-pintadas. A data serve para engajar, conscientizar e espalhar a mensagem. É importante para trabalhar formas de substituir o medo por informação e encantamento”, explica Yara Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu.
 
Queremos mobilizar escolas, zoos, enfim, fazer ‘barulho’ para chamar atenção sobre as necessidades de conservação da espécie
 
De acordo com a especialista, os maiores desafios enfrentados pela espécie são aumentar a conectividade entre as áreas que têm habitat adequado e trabalhar a coexistência. “O abate de onças geralmente é resultado de conflito com humanos. Com o desmatamento aumentando, aumenta também a possibilidade desse contato entre onças e pessoas, então, administrar esse conflito é fator chave para assegurar a sobrevivência da espécie”, diz.
Na missão de preservar a espécie, um Plano de Ação de Grandes Felinos, instituído pelo ICMBio, trabalha com seis objetivos específicos.


 “Globalmente a espécie já perdeu 50% de seu hábitat. Hoje ela ainda ocorre em 18 países e o Brasil é super importante para a conservação das onças, pois temos aqui as maiores populações”, explica Yara, que apresenta estatísticas preocupantes.
“Existem cerca de 10 mil onças no Brasil, sendo em torno de apenas 250 na Mata Atlântica. Aparentemente na Amazônia há um declínio de populações, mas ainda não há informações quantitativas que comprovem esse dado”, diz.
 
Veja o Status da Espécie por Bioma:
 
Pantanal.............................Vulnerável
Mata Atlântica....................Criticamente ameaçada
e Caatinga
Amazônia.............................Quase ameaçada
Cerrado................................Ameaçada
 


Plano de Ação:

Manutenção de áreas adequadas,
Promoção de boas práticas para reduzir o impacto de empreendimentos na espécie,
Criação, ampliação e implementação de medidas para reduzir o número de onças abatidas,
Aumento da conectividade funcional e qualidade ambiental.

 
LUTA INTERNACIONAL
 
Tamanha relevância das propostas em prol das onças-pintadas, o projeto saiu do âmbito nacional e ganhou o mundo. Organizações não governamentais e países de ocorrência da espécie aderiram à data de forma a torná-la Dia Internacional da Onça Pintada.

Por G1.globo.com  // Imagens Marcelo Melo e Erika Von Zuben

Economia Sustentável


Newsletter