Dia da Amazônia

Dia da Amazônia


A Amazônia é a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por 20% da água doce que chega aos oceanos. O problema da escassez da água em diversas regiões do planeta está obrigando o mundo a voltar os seus olhos, cada vez mais, para a Amazônia.

À primeira vista, a sensação de um visitante que chega pela primeira vez na região, é de que aquela abundância de água não tem fim. Na floresta deslumbrante, em um ano, foram catalogadas mais de 380 novas espécies de fauna e flora e ainda existem muitas espécies para serem descobertas, já que ela corresponde a 53% das florestas tropicais existentes no planeta.

A rica Cultura da Amazônia está influenciada em primeira instância, pela cultura do caboclo, que recebe importante influência dos povos indígenas, que formam a sociedade do universo amazônico. Ainda hoje existem na floresta aldeias indígenas isoladas, que produzem toda a sua alimentação e grande parte dos utensílios que usam, caçam e pescam e dependem exclusivamente da floresta e dos rios.

Um bom exemplo de demonstração da Cultura Amazônica, especialmente no folclore, é o Boi-Bumbá de Parintins,  que já conquistou prestígio internacional, por meio do Festival Folclórico de Parintins.

Imagem da internet

Dentre as lendas da Amazônia, é comum ouvir histórias como a do Boto que se transforma no homem bonito e encanta as mulheres. O mito da Vitória-Régia que conta a história da índia, que se imortaliza em uma flor e a história da Cobra-Grande que para muitos é a explicação para a origem de alguns dos grandes rios.



A culinária amazônica também faz parte da cultura da região e é muito bem servida pela variedade de pratos típicos e riquíssimos em sabores de influência indígena, destacada pela variedade de peixes e frutos existentes somente na região. Dentre os peixes, fica difícil escolher entre o Tucunaré, o Tambaqui, o Jaraqui ou o delicioso Pirarucu, também conhecido como bacalhau da Amazônia, sempre degustados com farinha de mandioca que lembra ovas de peixe ou farinha do Uarini. O sabor e a diversidade das frutas também encantam quem vem de outras regiões, entre as frutas famosas da Amazônia estão o Cupuaçu, o Açaí, a Pupunha, o Tucumã, o Abiu, a Sorva e muitas outras. 

Infelizmente neste Dia da Amazônia, não temos muito para comemorar, pois o desmatamento na região vem crescendo ano após ano. Nos últimos 4 anos houve um aumento de 29% e segundo especialistas está próximo a não ter mais volta. Recentemente, fatores como a mudança climática, o desmatamento e o uso generalizado do fogo tiveram influência no ciclo natural da água nesta região.

Até agora, os estudos indicam que o sistema amazônico mudará para não florestal no Leste, no Sul e no Centro da Amazônia, se o desmatamento alcançar níveis que impactem entre 20% e 25%, o que pode significar um ponto sem volta na capacidade regenerativa dessa importante região.

Por Veridiana Aguiar – Gestora  Ambiental da ARISP / Imagens - Marcelo Melo, Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Araçatuba -SP

Economia Sustentável


Newsletter