Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ARISP lança site com ação verde

POR IMPRENSA ARISP •   23 SETEMBRO, 2015

 

Hoje em dia é impossível pensar no futuro do planeta sem enfatizar a sustentabilidade. Mas, na prática, o que realmente significa sustentabilidade? O que é ser sustentável? Teoricamente o termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar.

Em 1992, o Rio de Janeiro recebeu a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO). Após o evento, depois de ser tão debatido, o nome “sustentabilidade” ganhou uma dimensão nacional e bastante relevante.

A sustentabilidade está em todos os setores, seja na economia, educação ou administração pública. Por isso, diariamente, podemos definir a sustentabilidade como a capacidade do ser humano em permanecer dentro de um ambiente sem causar impactos paulatinos. E, é através dessa consciência verde, que a Terra ainda continuará a existir.

O verdadeiro viver sustentável supre as necessidades presentes sem a interferência negativa nas gerações futuras. Com um olhar amplo, é associar soluções, caminhos e planos que busquem resgatar práticas verdes na vida de cada pessoa, até todos atingirem uma melhoria comum.

A sustentabilidade só funciona no coletivo. Os resultados de práticas sustentáveis só resultam a médio e longo prazo. Por isso, a falta de conhecimento com relação ao termo “ser sustentável” implica em consequências catastróficas.

É necessário que cada indivíduo tenha a consciência de que cuidar do meio ambiente começa agora! A continuação e sobrevivência da raça humana depende totalmente da conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.

A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, e seus Associados, vêm adotando medidas para se adequar à NBR ISO 14001, considerando que a valorização e o respeito ao meio ambiente são premissas fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades.

As práticas adotadas pelo departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ARISP têm como princípios ambientais: Prevenir a poluição, a partir do estabelecimento de práticas de gestão ambiental, com ênfase na destinação adequada dos resíduos gerados pelas suas atividades e serviços, redução do consumo e desperdício de insumos, água e energia, reutilização e reciclagem de materiais diversos; Investir em tecnologias sustentáveis para minimizar o impacto dos serviços oferecidos; Preservar os recursos naturais; Atuar em conformidade com a legislação vigente e com responsabilidade perante a sociedade; entre outras práticas.

Já foram realizadas campanhas como o Brinde Sustentável, em que os Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo participaram da escolha de um produto que não denigrisse o meio ambiente. O brinde escolhido foi a caneta sustentável, feita de material reciclado – papelão e plástico de garrafas pet.  Foram 5.800 canetas distribuídas, em 30 Registros de Imóveis do Estado de São Paulo, ao custo de R$ 1,00 a unidade, com frete custeado pela ARISP.

Nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore, estão sendo distribuídas 100 mil sementes de ipê amarelo nos Cartórios de Registro de Imóveis em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é promover o incentivo à arborização urbana, essencial para o equilíbrio ambiental das cidades do Brasil e do Mundo.

O departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como diretor o Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Araçatuba, Marcelo Augusto Santana de Melo e a Gestora de Meio Ambiente, Veridiana Aguiar. Para conhecer o novo site, clique aqui. 

A ARISP, também envolveu seus colaboradores na ação de conscientização para a preservação ambiental. Todos receberam  sementes de ipê amarelo.

*Com informações Brasil Sustentável 
 

Economia Sustentável


Newsletter