Fique atento às questões de sustentabilidade, seja qual for a sua profissão. Cada vez mais, elas farão parte do seu dia-a-dia no trabalho.

 

Não deixe os aparelhos em stand-by. Tire-os da tomada quando não estiverem em uso ou adote tomadas com interruptor.

 

Compre eletrodomésticos mais eficientes. O selo Procel ajuda nessa hora. Para os aparelhos a gás, o selo Conpet indica os melhores.

 

Use lâmpadas mais eficientes, como as compactas fluorescentes e as de LEDs, que, apesar de mais caras, duram muito mais, são mais econômicas e pagam o investimento em pouco tempo.

 

Evite sair de automóvel nos horários de pico. A cada 20 minutos em um congestionamento, você desperdiça 1 litro de combustível.

 

Opte por ônibus, trem e metrô, ou monte um esquema de carona com amigos e colegas de trabalho, sempre que possível. Você economiza combustível, polui menos e ocupa melhor os espaços urbanos.

 

Destine o papel à reciclagem. O papel de fax, guardanapo e fotografias não são recicláveis.

 

Papel reciclado ou novo? Opte sempre dependendo do seu objetivo de uso. O papel reciclado utiliza madeira que já foi derrubada e gera renda aos catadores de materiais para reciclagem. Já onovo, também é adequado quando vem de florestas plantadas e oferece diversas opções de cores e texturas. Nos dois casos, adquira sempre produto certificado.

 

Compre bem checando as certificações: em carnes, por exemplo, atestam que o gado não foi criado em áreas desmatadas ilegalmente.

 

Preserve sempre, é preciso! Cerca de 60% dos ecossistemas do mundo estão degradados, devido a mudanças climáticas, introdução de espécies exóticas, destruição de habitat. A taxa de extinção de espécies está de 100 à mil vezes mais alta do que se conhece da história geológica do planeta.

 

Conheça quanta água cada pessoa usa no mundo.
China 32 litros | Índia 52 litros | Egito 77 litros
França 106 litros | Brasil 159 litros | EUA 215 litros

 

Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. A economia pode chegar a 79 litros.

 

Não utilize o vaso sanitário como lixeira. Nós pagamos caro pelo tratamento da água. Quanto mais poluída a água, mais caro o tratamento ficará.

 

Faça sempre manutenções e evite o desperdício. Uma torneira gotejando desperdiça 40 litros por dia. Uma torneira com um filete de água escorrendo desperdiça 130 litros de água por dia.

 

Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça. A economia é de até 223 litros de água. Retire bem os restos de alimento dos pratos antes de lavá-los, jogando-os no lixo e não no ralo da pia.

 

Utilize a máquina de lavar louça somente quando estiver na sua capacidade total.

 

Newsletter