Registro de Imóveis e Anexos de Taubaté

Registro de Imóveis e Anexos de Taubaté


A Oficial do Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Taubaté-SP, Paola de Castro Ribeiro Macedo, atua de forma efetiva no desenvolvimento de políticas sociais e ambientais, com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da sua atividade.

CERTIFICAÇÕES

O ano de 2017 tem sido decisivo para reafirmar a política de qualidade e excelência buscada pela Serventia, que recebeu em agosto a Certificação do sistema de gestão do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Taubaté-SP nas normas NBR ISO 9001/2015, NBR 15906/2010 e 5S – Qualidade Total pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

No mês de setembro, foi realizada a auditoria da Anoreg pela APCER para recebimento do PQTA – Prêmio de Qualidade Total da Anoreg, da qual ainda não receberam a certificação.
   
AÇÕES SOCIAIS

- CAMPANHAS INTERNAS

  • ANIVERSARIANTES DO MÊS 

Implementada no ano de 2017,  a serventia comemora o aniversário dos funcionários de cada mês. O objetivo é promover descontração e integração entre os profissionais.
  • ATIVIDADES ESPORTIVAS 

Incentivo à prática de atividades físicas com a finalidade de combater doenças relacionadas à obesidade e sedentarismo como hipertensão arterial, alteração de colesterol, dentre várias outras doenças crônicas. Duas vezes por semana a Serventia oferece ginástica funcional para todos os funcionários, acompanhada por profissional capacitado. Semanalmente, desde 2012, a serventia aluga um campo de futebol society para os rapazes, que contam com uniforme próprio e custeia todos os funcionários interessados em participar de uma tradicional corrida de rua da cidade, Corrida General Salgado.
  • PALESTRAS DE PREVENÇÃO À SAÚDE 

É elaborado um cronograma de palestras de prevenção à saúde, para prevenir as doenças ao invés de tratá-las. Acredita-se que o conhecimento é a melhor forma de prevenção.
  • FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO 

Já se tornaram tradicionais as festas juninas e de final de ano. Todos aguardam com alegria estes momentos agradáveis.
  • CAMPANHAS EXTERNAS

Campanha de arrecadação e entrega de presentes no Natal para crianças e idosos. 


 
  • DIA DAS CRIANÇAS 

Visita a casa transitória de abrigo à crianças, os funcionários arrecadaram verba para compra de kits com roupas e brinquedos. A Serventia preparou uma tarde com decoração, animadores e lanche para as crianças. Na oportunidade, os funcionários interagiram com as crianças e entregaram os presentes.
  • CAMPANHA ADOTE 
UM IDOSO 

Em parceria com a Anoreg, a serventia promoveu a campanha para arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza. A instituição escolhida para entrega dos produtos arrecadados entre os usuários e os funcionários foi o Asilo São Francisco de Assis. 
 
  • CAMPANHA DE COMBATE AO TABAGISMO 

Em atenção ao dia 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, durante o mês de maio de 2017, foi lançada a Campanha de Combate ao Tabagismo. Entregamos folhetos que faziam referência ao tratamento gratuito oferecido pelo município de Taubaté.
   
  • GINCANA SOLIDÁRIA PARA ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS 

Em 2017, na campanha  de  maior  sucesso, a serventia arrecadou mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis possibilitando o benefício de seis instituições de caridade. 

 
  • PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA 

Projeto iniciado este ano, consiste em “esquecer” livros na recepção da Serventia, com um bilhete explicando que o usuário pode levar o livro, e também incentivando que após a leitura o livro seja repassado. Os livros são deixados diariamente na recepção. Para efetivar o projeto, a serventia adquiriu livros e também contou com a doação dos interessados.
  
AÇÕES AMBIENTAIS

Foram criados indicadores para verificação de redução de consumo de água, energia elétrica e papel.

Para  redução de energia elétrica, foram trocadas quase todas as lâmpadas para LED, bem como foram   instalados sensores de presença em todos os banheiros. Para redução do consumo de água foi estabelecido  um cuidado rigoroso no consumo da limpeza, principalmente de áreas externas. 
  • COLETA SELETIVA 

Iniciada em 2017, juntamente com a implantação de recolhimento de materiais recicláveis pela Prefeitura Municipal, o cartório disponibilizou lixeiras para separação do lixo e informativos para que os funcionários saibam fazer a separação adequada. A reciclagem do papel é feita desde a delegação da Oficial no final de 2009.
  • DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE IPÊ 

Nos meses de junho, julho e agosto do presente ano, foram distribuídas aos usuários proprietários de imóveis rurais sementes de Ipê Amarelo, disponibilizadas pela ARISP, para que estes usuários possam cultivar em suas propriedades estas belas árvores. Bom para eles e para nosso planeta!
  • CULTIVO E PLANTIO DE ÁRVORES 

Mais uma vez em parceria com a ARISP, que disponibilizou sementes de diversos tipos de árvores, no último mês de setembro a serventia promoveu, com a participação de quase todos os funcionários, o plantio destas sementes. Após adquirirem o tamanho adequado, será realizado o plantio nos locais indicados e permitidos pela Prefeitura Municipal.
  
Todas as ações sociais e ambientais são representadas por um logotipo criado por uma funcionária do cartório.



DEMAIS AÇÕES RELEVANTES
  • INCENTIVO À CAPACITAÇÃO 

A serventia busca sempre estimular a capacitação de nossos funcionários, em cursos que possam contribuir para especialização em nossa atividade.
  • DIPLOMA DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM REGISTRO DE IMÓVEIS I - UNIREGISTRAL
 
  • INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA PARA OS FUNCIONÁRIOS 

Ainda neste inovador ano de 2017, foi inaugurado o espaço de convivência, onde os funcionários contam com ambiente climatizado, televisão, mesa para estudos, jogos como xadrez, dominó e dama, sala para descanso, “área para cochilo” com cadeiras adequadas, vídeo game, fliperama com mais de mil jogos, computador com internet livre, internet wifi. A sala surgiu do esforço de todos, pois no local haviam arquivos que passaram por conferência, digitalização, descarte, sendo que muitos, com autorização do Juiz Corregedor, foram enviados ao Museu de Arquivo e História de Taubaté. Com o espaço disponível, a Serventia promoveu esta grande transformação no ambiente.
  • PALESTRAS  MOTIVACIONAIS 


Neste ano, também, houve um maior engajamento da serventia na motivação dos profissionais, pois um funcionário motivado é um funcionário produtivo. 

Foi convidado um renomado palestrante, Erick Penna, e após a palestra, houve um agradável coquetel de confraternização.
  • BICICLETÁRIO 
 
Com autorização da Prefeitura Municipal, foi instalado um bicicletário próximo à Serventia, como forma de incentivo ao transporte sustentável.
  • DISSEMINAÇÃO DA 
ATIVIDADE REGISTRAL 

Neste ano a Oficial promoveu palestras na Unitau – Universidade de Taubaté e, também, na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, com a finalidade de integrar os profissionais do Direito com as peculiaridades do Direito Registral. 

Economia Sustentável


Newsletter