Registro de Imóveis e Anexos de Diadema

Registro de Imóveis e Anexos de Diadema

Este cartório pretende modificar positivamente os espaços e grupos com os quais interaje, formal ou informalmente, e internalizar em cada membro de sua equipe a preocupação com o próximo, a partir da ideia de que, ao deixarmos um local, é preciso deixá-lo melhor do que o encontramos.

Por isso foram criadas quatro curadorias na serventia, cada uma ocupada por dois membros da equipe, um titular e um suplente. O escopo de cada curadoria, como o nome indica, é contribuir para o cuidado permanente de todos com temas relacionados à responsabilidade socioambiental. A partir delas, é captada a vocação e o interesse dos indivíduos nesses temas e os aplicamos positivamente, inclusive em interação com as ações de endomarketing para compartilhar com a equipe a preocupação com tais assuntos, a fim de provocar ações eficazes em cada uma dessas áreas.

Dentre as quatro curadorias criadas está a Curadoria do Meio Ambiente, encarregada de minimizar os impactos ambientais, que nossa atividade e cada um dos membros da equipe possam provocar no meio ambiente. Ações voltadas ao reuso de materiais, reciclagem e destinação adequada de resíduos (inclusive em minhocários), redução de consumo de água e energia elétrica (sustentabilidade, em geral) são temas objetos desta curadoria.

Dentre as ações desenvolvidas na Serventia, destacamos:

Ambiental:

  1. Coletores para seleção de resíduos sólidos;
  2. Reutilização de papel para rascunho;
  3. Substituição dos copos plásticos para água e café(internamente) por canecas de porcelana e xícaras de ágata;
  4. Concurso para premiar os colaboradores com  o menor consumo de energia  elétrica na residência;
  5. Substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED;
  6. Sensores de presença para iluminação de ambientes;
  7. Coletores para pilhas, celulares, baterias etc;
  8. Captação de água do ar condicionado para a reutilização nas plantas;
  9. Minhocário (reciclagem de resíduos orgânicos);
  10. Entrega de uma muda de hortelã com o elenco de alguns benefícios da planta a todos os colaboradores, em homenagem ao início da primavera;
  11. Coleta de papéis recicláveis das casas dos colaboradores;
  12. Coleta de óleo usado para produção de sabão.

Cultural:
  • Visita dos colaboradores ao Museu da Língua Portuguesa;
  • Venda de ingressos de cinema com parte do valor subsidiado pelo cartório;
  • Implantação de uma mini biblioteca no refeitório;

Responsabilidade Social:
  • Mc Dia Feliz – Doação de lanches para acolhidos do Lar Pequeno Leão (São Bernardo do Campo) – 2014;
  • Ação Social de Natal – Sacolinhas com roupas, sapato, material de higiene pessoal – para crianças da Associação Lutar pelo Futuro(Federação Morganti de Ju Jitsu de Diadema) - 2014;
  • Campanha do Agasalho I – Maratona Aqueça – peças arrecadadas enviadas para a Defesa Civil de Diadema – 2015;
  • Almoço de Natal com brincadeiras e distribuição de presentes para os acolhidos do Lar São José de Diadema – 2015;
  • Campanha do Agasalho II – Maratona Aqueça – quase 2.000 peças arrecadadas enviadas para o Lar São José e para o Projeto Ximãozinhos, ambos em Diadema – 2016;
  • Palestras realizadas pela Registradora, Dra. Patricia André de Camargo Ferraz, na cidade, mediante arrecadação dos participantes, de 2 kg de alimentos não perecíveis ou 500grs ou 500ml de produtos de higiene pessoal a serem destinados a entidades carentes do município.
 
Segurança e Saúde:
  • Treinamento de Brigada de Incêndio;
  • Distribuição de equipamentos de ergonomia para os colaboradores;
  • Sinalização dos ambientes do cartório com placas indicadoras de saída, saída de emergência, extintores etc;
  • Limpeza de caixas d’água, manutenção de filtros de água do cartório periodicamente;
  • Dicas sobre qualidade de vida, alimentação saudável nos informativos para os colaboradores;
  • Doação de sangue para o Hospital do Câncer (A.C.Camargo);
  • Massagens relaxantes para os colaboradores, mensalmente;
  • Caminhada no Parque do Paço em Diadema;
  • Medição de glicemia e pressão arterial dos colaboradores – parceria com a Drogasil;
  • Palestra sobre a Saúde da Mulher – Dr. Albino – Ginecologista

 


Este depoimento de Boas Práticas foi enviado pela Dra. Patrícia Ferraz – Oficiala do Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema.

Boas ideias devem ser compartilhadas para inspirar novas ações, por isso, conte para nós como você faz a diferença, envie texto e imagens para o e-mail: sustentabilidade@arisp.com.br

Contamos com a sua participação!

 

Economia Sustentável


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